Relação entre o desenvolvimento da linguagem oral e o uso da Comunicação Alternativa e Ampliada em crianças com TEA

Autores

  • Catia Crivelenti de Figueiredo Walter
  • Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de Queiroz

Resumo

Introdução: O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa maior de mestrado, realizada com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi). Crianças com TEA apresentam déficits na comunicação social, algumas caracterizadas por pouca ou mesmo nenhuma linguagem oral, desta forma possuem boa indicação para o uso da CAA. No entanto, ainda há um mito que circula entre muitos profissionais e familiares, no qual relaciona o uso da CAA ao não desenvolvimento da linguagem oral nestas crianças. Objetivos: A pesquisa objetivou verificar os impactos do uso de cartões de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) com crianças pequenas com TEA que apresentavam Necessidades Complexas de Comunicação. Publico Alvo: Crianças entre 4 e 6 anos diagnosticados com TEA, que apresentavam graves comprometimentos na linguagem e/ou ausência de linguagem oral. Descrição das ações desenvolvidas: Com base nas estratégias metodológicas da pesquisa quase experimental intrassujeitos, a pesquisa analisou o desenvolvimento dos meios comunicativos utilizados por cada sujeito participante antes e durante o uso da CAA, participaram do estudo 3 crianças pequenas diagnósticas com TEA.Resultados: A pesquisa evidenciou que o uso dos cartões de comunicação como meio de CAA acompanhou o curso do desenvolvimento de habilidades comunicativas das crianças participantes, sendo observado o aprendizado da função comunicativa da linguagem, o uso concomitante da CAA com vocalizações e a ampliação das vocalizações de palavras e frases em um dos participantes. Conclusão O uso de um sistema de baixa tecnologia de CAA com crianças pequenas com TEA demonstrou evidências na ampliação de habilidades comunicativas para estas crianças.

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Publicado

2023-12-22