Desafios do uso da Comunicação Alternativa no contexto escolar: relato de experiência em unidade universitária
Resumo
Introdução: A Comunicação Alternativa e Ampliada – CAA é essencial para a participação de crianças e jovens não oralizados nas atividades escolares promovendo o seu desenvolvimento, ampliando oportunidades de aprendizagem e interação com educadores e colegas. Embora a importância da CAA no campo da educação seja reconhecida, sua efetiva implementação ainda representa muitos desafios, que envolvem a formação de profissionais (Schirmer; Nunes, 2015), a adequação dos recursos para sala de aula e outros ambientes do contexto escolar e atendimento das necessidades de aprendizagem dos estudantes usuários de CAA. Por meio de projeto de extensão universitária com proposta de realizar ações colaborativas na escola (Souza; Del Cole; Pelosi; Mefano, 2023; Lourenço; Oliveira, 2019), estudantes e professores de Terapia Ocupacional atuam semanalmente em um colégio de aplicação em parceria com a equipe de professores de Educação Especial responsáveis por acompanhar diariamente estudantes com deficiência e necessidades específicas. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma professora da Educação Especial, uma estudante e uma professora de Terapia Ocupacional com a implementação do uso da CAA no contexto do segundo segmento do ensino fundamental. Descrição das ações desenvolvidas: O projeto de extensão iniciou suas ações na unidade de ensino fundamental do colégio de aplicação em abril de 2023. Um dos estudantes do sétimo ano com paralisia cerebral é usuário de CAA e já dispunha de um sistema de comunicação construído no aplicativo Expressia, gratuito, em seu tablet, porém seu uso era muito restrito. A professora da Educação Especial e as extensionistas do projeto ainda não estavam familiarizadas com a CAA e a construção de pranchas no aplicativo. Resultados: Os desafios para implementação da comunicação ativa e autônoma pelo estudante incluiu a motivação para permitir que a equipe do projeto conhecesse seu sistema e o estímulo constante para que sua expressão fosse além dos gestos, sinais e expressão facial. Ao longo do ano, foram pensadas estratégias para atualizar o sistema de comunicação para atender as demandas de conversação e aprendizagem. Uma estratégia positiva foi o envolvimento do estudante na escolha das imagens e na construção dos cartões, realizando todas as etapas. Em conjunto, a professora de Educação Especial e a equipe de Terapia Ocupacional planejaram a organização de vocabulário básico para uso na sala de aula e formas de disponibilizar. Outros desafios para uso do sistema de comunicação foram a falta de tempo para organização das pranchas de comunicação, dependência da internet para elaboração das pranchas no aplicativo, planejamento prévio das atividades dos professores e dificuldade para expandir o uso para demais professores do estudante. Conclusão: A ação conjunta de professores da Educação Especial e terapeutas ocupacionais podem facilitar a eliminação de barreiras para que o estudante possa ampliar sua participação nas situações de aprendizagem e a interação com seus pares. A participação de estudantes extensionistas permite a colaboração com o professor da Educação Especial na construção e atualização do sistema de comunicação, ao mesmo tempo em que o capacita no conhecimento e uso de recursos de CAA.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos