FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Estágio Docente I é uma disciplina obrigatória do mestrado acadêmico do programa de pós-graduação realizado em uma instituição pública do ensino superior localizada na cidade do Rio de Janeiro. Ao cursá-la, são oportunizadas experiências no magistério do ensino superior. O estágio ocorreu no curso de Pedagogia, na disciplina obrigatória Pesquisa e Prática Pedagógica III (PPP III), cuja proposta, dentre outras, é formar e habilitar os graduandos na área de Tecnologia Assistiva (TA) e Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Organizada e desenvolvida em quatro semestres, sendo os dois primeiros, PPP I e II, com aulas teóricas em que são apresentadas a TA e a CAA, as deficiências, entre outros temas. Nos dois últimos, PPP III e IV, ocorre a experiência teórico-prática através do atendimento educacional especializado. O estagiário da PPP III observa as práticas dos graduandos, através do atendimento educacional especializado para pessoas com diferentes deficiências. No presente relato, a turma possui 24 graduandos que se dividem em duplas para o atendimento de 6 alunos. Cada aluno é atendido por duas duplas que se revezam nos horários de 9 às 10 horas e de 10 às 11 horas todas às quartas-feiras. De 11 às 12 horas a professora que conduz a disciplina oportuniza a troca de experiências. Dentre as seis pessoas atendidas, quatro apresentam necessidades complexas de comunicação (NCC). Considerando a comunicação um desafio apontado por professores em sua atuação junto aos alunos com NCC, a formação inicial de professores necessita contemplar os diferentes recursos de CAA, assim como estratégias e técnicas para o desenvolvimento que os tornem interlocutores hábeis em sua utilização. Nesse viés, este estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas, enquanto estagiária da disciplina PPP III. Mais especificamente são abordadas as observações realizadas junto aos atendimentos dos alunos que apresentam NCC. Na proposta da disciplina, os graduandos são estimulados a utilizar casos reais por meio do atendimento educacional especializado, refletindo sobre a realidade concreta com seus conflitos e contrastes a partir do estímulo à ação-reflexão-ação. Neste movimento, as análises e trocas de experiências realizadas pelo professor, tem se mostrado eficaz para o desenvolvimento do graduando no processo de estabelecimento de objetivos de ação, seleção de estratégias e avaliação dos resultados do aluno. No que concerne aos atendimentos dos alunos com NCC, foram observadas, ao longo do período, a crescente autonomia e interesse dos graduandos na produção de materiais e investimentos em estratégias voltadas para o interesse do aluno, respeitando suas individualidades e necessidades. Estímulo do uso dos recursos de CAA pelo usuário, produção de pranchas de comunicação com recursos gráficos, conhecimento de aplicativos com dispositivo de voz, ênfase nas interações comunicativas ao utilizar os recursos de CAA e respeito ao tempo de resposta do aluno, dentre outros, foram aspectos observados. Estudos indicam que a CAA é um tema pouco abordado nos cursos de licenciatura no Brasil, o que representa um obstáculo para o avanço e a disseminação dessa área de conhecimento. Tal fato, mostra-se como uma pauta urgente para que a inclusão educacional se torne uma realidade.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos