A PRANCHA DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTARE/OU ALTERNATIVA (PCA) NOS CONTEXTO EDUCACIONAL:UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
RESUMO: Introdução: Diante da precária utilização da Prancha de Comunicação Alternativa (PCA) nos diferentes níveis da formação escolar, torna-se necessário o implemento de pesquisas que promovam a ampliação e a efetividade do uso da PCA junto a alunos com restrições de fala. Objetivo: Analisar parte da produção do conhecimento científico acerca das concepções, finalidades e modos de construção da PCA. Método: revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados nas bases de dados. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 estudos que passaram a compor o corpus de análise. Resultados: Os participantes envolvidos nas pesquisas, 50% eram professores e alunos, 25% professores, alunos e familiares, 8% apenas alunos e familiares, 8% alunos, professores e pesquisador e em 8% só alunos. Faixa etária dos alunos são compostas por 83% dos participantes de crianças, 18% compostos por adolescentes e 8% sem idade definida. A Instituição de ensino eram 66% matriculados na escola regular e 33 % em escolas especiais. Quanto à finalidade no uso da PCA promover a interação/dialogo. Conclusão: A crescente presença de alunos com oralidade restrita no contexto educacional evidencia a necessidade do implemento de estudos que contribuem com a interações entre os diferentes profissionais envolvidos com os seus processos de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos