INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ADOTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Adriana Scorsato
  • Simone Infingardi Krüguer
  • Rayssa Thaiana Golinelli
  • Ana Paula Berberian

Resumo

RESUMO: Introdução Estudos reiteram a importância do implemento de pesquisas que contribuam para a análise e sistematização de instrumentos capazes de avaliar o uso de recursos de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa junto às pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (CSA). Objetivo: este estudo tem por objetivo identificar e caracterizar instrumentos de avaliação utilizados para a implementação da CSA. Metodologia: foram levantados trabalhos apresentados e publicados em livros pertencentes aos Congressos Brasileiros da Internacional Society for Augmentative and Alternative Communication/ISAAC-Brasil. Dentre os trabalhos 30% foram desenvolvidos nos Estados Unidos, 20% na Europa e 15% no Canadá; dos profissionais envolvidos na tradução, validação e adaptação foram psicólogos (25%), psicólogos e pedagogos (10%), terapeuta  ocupacional (15%), fonoaudiólogos (10%) e fonoaudiólogos com pedagogos (5%); dos instrumentos produzidos no Brasil, houve predomínio na área da Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Dentre as áreas avaliadas predominaram linguagem, aspectos motores e cognição; 55% da população alvo para serem avaliadas são crianças em idade pré-escolar; 35% crianças em idade escolar, 10% jovens e adultos e 10% idosos; quanto ao público-alvo dos instrumentos, houve predomínio de pessoas portadoras de paralisia cerebral. Ressalta-se que instrumentos foram estruturados na forma de questionários (55%), testes (30%), formulário (5%), listas de vocabulário, 5% provas assistidas. Conclusão Pode-se verificar a necessidade da elaboração de instrumentos nacionais que promovam situações espontâneas e relações dialógicas, bem como, destinados a pessoas adultas e idosas.

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Publicado

2023-12-22