Pranchas e Atividades de Comunicação Aumentativa e Alternativa: E-book desenvolvido no período da pandemia por Covid-19
Resumo
INTRODUÇÃO: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19 e o consequente distanciamento social. Era necessário garantir a saúde da população de toda a Nação e os serviços tiveram seus atendimentos presenciais suspensos. Novos planos de ação foram desenvolvidos, oferecendo acolhimento técnico, orientações e atendimento no formato virtual a cerca de 2000 indivíduos que frequentavam os Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência. Havia uma grande preocupação por parte da equipe técnica de que o impacto do isolamento social levasse a perda de habilidades já adquiridas. O E-book Pranchas e Atividades de CAA foi o resultado de uma coletânea das principais atividades desenvolvidas e enviadas aos usuários (e familiares) dos serviços de março a agosto de 2020. Através de recursos de pranchas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, as famílias podiam realizar em domicílio a estimulação de habilidades comunicativas, noções de higiene e proteção contra o Coronavírus, rotinas, regras, histórias sociais e atividades lúdicas.OBJETIVOS: Oferecer atividades com pranchas de CAA diversificadas durante os atendimentos online, a serem realizadas em domicílio no período da pandemia.Garantir a continuidade da estimulação, habilidades e conhecimentos adquiridos (ou em desenvolvimento) em atendimentos antes realizadas presencialmente nos Centros de Referência.Incentivar a interação familiar e o conhecimento dos recursos de CAA por vários membros da família. Permitir o uso do E-book em diferentes momentos do dia. PÚBLICO-ALVO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES: O público-alvo foi de crianças e adultos atendidos de modo on-line por profissionais dos centros de referência da pessoa com deficiência, no período da pandemia. A partir da percepção que os atendimentos deveriam ser diversificados, lúdicos, criativos e que deveriam manter conhecimentos e habilidades adquiridas, os profissionais passaram a enviar materiais durante os atendimentos de modo híbrido. Percebeu-se a necessidade de troca de material e experiências entre a equipe através de um grupo de aplicativo e, em seguida, a necessidade de organizar os mais relevantes, num único e-book numa construção coletiva. As atividades do e-book estimulam habilidades comunicativas, noções básicas de higiene e proteção contra a Covid-19, regras, histórias sociais, rotinas e atividades lúdicas. Todas as propostas envolviam CAA, com imagens sequenciais e pictogramas para incentivar o uso nas atividades sugeridas para serem realizadas em casa e em família. RESULTADOS: Os resultados foram satisfatórios, já que grande parte das atividades elaboradas surgiram em decorrência da demanda das famílias, considerando hábitos, necessidades e preferências. A maior parte das famílias realizou as atividades, tirou dúvidas e relatou suas experiências.Dentre alguns resultados satisfatórios, destacam-se: maior aceitação do uso de máscaras por crianças, aceitação da lavagem das mãos com maior frequência, desenvolvimento da linguagem apoiada por símbolos de CAA em contação de estórias, aperfeiçoamento na produção de vogais e inserção de rotinas semanais através de símbolos de CAA com calendários.CONCLUSÃO: Apesar de ter sido desenvolvido para a pandemia, pode-se concluir que o E-book superou as expectativas e a segunda edição está em andamento.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos