Conscientização e Treinamento em Comunicação Aumentativa e Alternativa para professores

Autores

  • Carla Sampaio Borges
  • Karla Simão
  • Tatiana Garcia
  • Vanessa Carvalho

Resumo

Introdução: A criança que não desenvolve a linguagem oral ao longo de seu desenvolvimento, pode apresentar prejuízos em diversos aspectos da vida. Alguns estudos nessa área, mostram que cerca de uma em cada duzentas pessoas, apresenta sérios comprometimentos na comunicação. Dentre elas estão as pessoas com deficiências neuromotora, múltipla, autismo e deficiência intelectual. Além disso, o número de diagnósticos de Transtorno do Espectro do Autismo em crianças, vem crescendo ultimamente. A Comunicação Aumentativa e Alternativa torna o aluno com prejuízos na comunicação oral e/ou escrita mais participativo nas relações comunicativas, podendo construir conhecimentos e ser avaliado. Quando os professores recebem apoio de equipes multidisciplinares, conseguem ter melhor desempenho junto aos alunos com deficiência. Objetivos: Este projeto teve por objetivo capacitar professores para o uso de CAA em diversos espaços e eventos escolares, permitindo que o recurso esteja inserido na rotina de toda a escola. Outro objetivo é conscientizar e treinar professores, a respeito da importância da confecção, seleção e uso dos recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa com seus alunos, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais, acadêmicas, cognitivas e comunicativas. Público-alvo e descrição das atividades desenvolvidas: A experiência foi pautada em vivências com professores utilizando recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, visando conscientizar sobre a importância de seu uso no cotidiano de alunos com deficiências e prejuízos na comunicação verbal e os demais alunos; palestras sobre tipos e uso funcional dos recursos em ambiente escolar ministradas por fonoaudiólogas; oficinas com professores para selecionar, organizar e construir recursos para alunos com deficiências e prejuízos na comunicação verbal; confecção de pranchas para salas de aula e eventos da escola (disponíveis para todos os alunos). Resultados: Houve maior interação entre alunos com e sem necessidades complexas de comunicação, relatada por professores e observada pela equipe atuante do projeto, em sala de aula. Observou-se interesse e parceria da equipe escolar com a equipe atuante do projeto, na busca de elaboração constante de recursos com demandas específicas para os alunos, mas também com visão mais consciente e buscando transformar o ambiente escolar num espaço com maior acessibilidade comunicacional para todos. Foi realizado questionário com 8 professores e foi relatado que o projeto teve grande impacto entre os alunos que não se comunicam verbalmente, tanto em espaços comuns, como em eventos nas escolas. Importante destacar a reestruturação do envolvimento e promoção de uma parceria mais estreita entre alguns profissionais da escola e responsáveis e/ou cuidadores dos alunos, com objetivo comum de reduzir as barreiras comunicacionais, facilitando assim, a socialização e inclusão dos alunos. Além disso, 7 dos 8 entrevistados julgam o projeto de grande relevância para a escola. Conclusão: Observou-se a importância da parceria e acompanhamento frequente entre equipe atuante do projeto e equipe escolar, com foco na Comunicação Aumentativa e Alternativa como ferramenta propulsora da conscientização sobre a expressão dos desejos e potencialidades dos alunos com necessidades complexas de comunicação em diálogos com seus pares.

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Publicado

2023-12-22