Importância da Orientação de Pais na implementação da Comunicação Alternativa no Autismo: Revisão de Literatura

Autores

  • Janaina Maria Maynard Marques
  • Joice de Rezende Almeida
  • Grazielle Louise Moreira Dias
  • Rita de Cássia Duarte Leite

Resumo

Introdução: Segundo o DSM-5, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que se manifesta tipicamente precoce no desenvolvimento. Geralmente, vem acompanhado de outros transtornos do neurodesenvolvimento como, por exemplo, deficiência intelectual e déficit de atenção/hiperatividade. O TEA caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O nível de gravidade está associado ao grau de suporte que o indivíduo necessita para sua funcionalidade: Nível 1 “exigindo apoio”, Nível 2 “exigindo apoio substancial” e Nível 3 “exigindo apoio muito substancial”. Dentre as diversas características que podem estar presentes no TEA, a dificuldade de comunicação é uma das mais impactantes, podendo apresentar transtornos de linguagem, atraso na fala ou até mesmo não desenvolver a comunicação verbal funcional ao longo da vida. A comunicação é uma habilidade na qual a troca de informações com diferentes pessoas é um marco. Para que a comunicação aconteça, é necessário o uso de um mesmo sistema linguístico, ou seja, ambos os parceiros devem utilizar a mesma modalidade de comunicação para que seja efetiva. Diante do exposto, o uso da Comunicação Alternativa (CA) e o treinamento dos parceiros de comunicação se tornam peça-chave para a implementação e aprendizado de uma nova modalidade de comunicação que promova a interação, a inclusão, e a melhora na qualidade de vida das pessoas com TEA. A CA compreende um “conjunto de métodos e técnicas que viabilizam a comunicação, complementando ou substituindo a linguagem oral comprometida ou ausente”. Ao decorrer dos anos, diferentes possibilidades vêm sendo desenvolvidas para o uso da CA. No Brasil, algumas das formas mais conhecidas são PECS, PODD, CORE e outros sistemas visuais de apoio à comunicação. Como os parceiros de comunicação são fundamentais para o sucesso da implementação da CA, torna-se fundamental o treinamento deles. Os pais são figuras constantes na vida dos filhos. Portanto, essa parceria promove uma prática consistente do uso da CA e consequentemente o desenvolvimento das habilidades de comunicação. Objetivos: Pesquisar através de uma revisão bibliográfica internacional e nacional, a efetividade do treinamento de pais na implementação da CA no TEA. Metodologia: Esse estudo é uma revisão narrativa da literatura que busca responder qual é a efetividade do treinamento dos pais na implementação da CA no TEA, para qual foi realizada uma busca de artigos e capítulos de livros nas bases de dados Mesh, Google Acadêmico e Scielo nos últimos 10 anos.  Resultados: Uma busca inicial na literatura internacional mostrou uma escassez de artigos publicados focados no treinamento de pais para implementação da CA no TEA. Alguns artigos foram publicados nos Estados Unidos em crianças com TEA, tendo o Chinês como língua materna. Outros artigos foram publicados em Taiwan e Brasil. Conclusão: Estudos que apresentem a relevância do treinamento de pais na implementação da CA no TEA ainda são insípidos concluindo a necessidade de mais estudos nessa área.

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Publicado

2023-12-22