Ampliando Vozes: recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa nos Institutos Federais
Resumo
Este estudo explora o uso de recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) nos Institutos Federais, uma abordagem que visa proporcionar meios de comunicação eficazes para pessoas com dificuldades na fala ou linguagem. A Comunicação Alternativa e Aumentativa oferece alternativas essenciais para garantir a inclusão e a participação ativa de todos. O objetivo desta pesquisa foi investigar e descrever os recursos de CAA nos Institutos Federais, identificando as práticas existentes, as necessidades dos usuários e as possíveis melhorias. Pretendemos promover uma maior conscientização sobre a importância da CAA na promoção da igualdade de acesso à educação. Realizamos uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada por meio de um estudo de campo, envolvendo um questionário on-line aos membros dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, de oito Institutos Federais. Analisamos o uso de dispositivos de CAA, softwares especializados, treinamento de pessoal e público que a utiliza. Nossos resultados revelaram conscientização e implementação de recursos de CAA nos Institutos Federais, embora haja desafios a serem superados, como a necessidade de treinamento contínuo, maior disponibilidade de recursos e personalização das soluções de acordo com as necessidades individuais. A CAA mostrou-se fundamental para ampliar as vozes daqueles que enfrentam dificuldades na comunicação, contribuindo significativamente para a inclusão e participação na vida acadêmica. Nossa pesquisa demonstra que a Comunicação Alternativa e Aumentativa desempenha um papel crucial na promoção da inclusão nos Institutos Federais, permitindo que todos os membros da comunidade tenham uma voz ativa no processo educacional. Para alcançar uma inclusão efetiva, é essencial continuar desenvolvendo práticas e recursos de CAA, bem como investir em capacitação para os servidores. A expansão e aprimoramento dos recursos de CAA nos Institutos Federais representam um passo significativo em direção a uma educação mais inclusiva e equitativa, pois, assim como em outras áreas, a CAA enfrenta desafios, seja na seleção, recomendação ou adaptação de recursos. Destacamos também a dificuldade em envolver outros Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas no estudo, bem como a complexidade em identificar potenciais estudantes que poderiam se beneficiar desses recursos.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos