Eu, tu, nós, um livro: compromisso com uma educação equitativa e de qualidade.
Resumo
Introdução Esse compartilhamento diz da minha experiência de 25 anos como fonoaudióloga, no campo dos distúrbios da comunicação, do meu trabalho como consultora em acessibilidade e, de minha vivência como mãe de um menino com necessidades complexas de comunicação (NCC) e mobilidade reduzida. Devido à condição de meu filho, foram emergindo necessidades de apoio, especialmente no campo da educação. Me recordo viver dois lados, um ao indicar escolas especializadas em educação inclusiva e outro, quando tive de buscar essas escolas para meu filho. Foi um árduo caminho, com pouco apoio e muitas dificuldades, tanto no campo da acessibilidade arquitetônica, pela falta de um banheiro adaptado, rampas de acesso ou, até mesmo, o respeito ao uso da vaga de estacionamento para pessoas com deficiência física. Como do outro lado, um grande desconhecimento do que se tratava a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), quanto ao uso de recursos de tecnologias assistivas nas escolas. Durante a pandemia tive a oportunidade de receber um convite para escrever um livro que pudesse apresentar aos professores, profissionais da educação e familiares de pessoas com deficiência, um pouco dessa experiência no campo da CSA. Nele apresento as bases da comunicação (VIGOTISKY, 2000), a diferença entre comunicação expressiva e receptiva (NASCIMENTO, 2006), oque é CSA (ISAAC-BRASIL, 2022), suas várias possibilidades de uso (MORETTI, 1999) e exemplos de símbolos gráficos (MANZINE, 2006), além de trazer o conhecimento do programa de comunicação criado por Jan Van Dijk (1968) (BOVE amp; RIGGIO, 1993), que auxilia ao reconhecimento das fases de aquisição da comunicação da criança não verbal para poder compreender como apoiá-la no seu desenvolvimento. ObjetivoO objetivo principal do livro é procurar contribuir para que um número maior de professores e profissionais da educação possam ampliar seus conhecimentos na área da comunicação, em particular, a CSA voltada para os estudantes com NCC. O objetivo específico é apresentar um aplicativo de CSA gratuito para Android e IOS que visa compensar as dificuldades na área da comunicação e linguagem por meio de imagens com apoio de voz, que pode ser baixado em tablet e depois utilizado sem o usuário estar conectado na internet. Esse aplicativo contém mais de 9 mil pictogramas do Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC). MétodoNuma proposição freiriana (1996), o livro foi escrito para apoiar práticas educativas com base no respeito, criticidade, ética, comprometimento e alegria. A escuta e o diálogo são o meio para conseguirmos chegar a uma interlocução entre famílias, pessoas com NCC, profissionais da educação e da área da saúde.Resultados Através do livro em formato impresso e digitalizado espero contribuir para a produção de material didático no campo da CSA no âmbito escolar e disseminação do tema para apoiar as famílias com filhos com NCC.ConclusãoPretendo “esperançar” (FREIRE, 1992) profissionais da área da educação e famílias, compartilhando conhecimentos da CSA em formato de livro e conteúdo EAD, buscando relações mais equitativas, visando a autonomia das pessoas com NCC.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos