PRIMEIROS SOCORROS: A ENFERMAGEM COMO MEDIADORA DE INFORMAÇÕES

Autores

  • Luanda Mota
  • ARYADNE ELLEN PEREIRA DA SILVA
  • BARBARA PESSOA DE SANTANA
  • ALICIA BARROS LIRA
  • LUANNA SOARES MENEZES
  • ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO

Palavras-chave:

enfermagem, primeiros socorros, educação em saude

Resumo

Com o aumento das mortes classificadas como “fatores externos”, o ensino sobre primeiros socorros tornou-se urgente. Para isso, a educação popular, unida aos projetos de extensão universitária em enfermagem, surge como ferramenta essencial para democratizar o acesso a informações que salvam vidas. Com o objetivo de analisar o papel da extensão universitária na promoção do ensino de primeiros socorros por graduandos de enfermagem, este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura. A busca foi conduzida entre janeiro e abril de 2025 em duas bases de dados, utilizando os descritores “Disseminação de informação”, “Educação em saúde”, “Enfermagem” e “Primeiros socorros”, combinados com operadores booleanos. Após a triagem e aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 88 artigos para análise. Os resultados revelaram que a maioria dos estudos enfatiza a relevância de ações extensionistas na disseminação de conhecimentos sobre primeiros socorros, especialmente em ambientes escolares e comunitários. Dentre os principais enfoques, destacaram-se a inserção do tema no currículo escolar (29,5%) e a formação de multiplicadores sociais (21,6%), com atuação direta de graduandos e profissionais de enfermagem. Conclui-se que a extensão universitária voltada ao ensino de primeiros socorros exerce papel transformador, promovendo conscientização, autonomia comunitária e preparo frente a situações de emergência. A atuação dos graduandos em enfermagem como educadores sociais fortalece a educação em saúde e amplia o acesso a informações que salvam vidas, tornando-se um importante elo entre o conhecimento técnico e a realidade social.

Downloads

Publicado

2025-10-01