Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil
DOI:
https://doi.org/10.55592/524.2023.6141990Palavras-chave:
Consumo infantil, marcas, organizações, Roblox, plataformasResumo
O trabalho discute a presença das marcas na cultura do consumo infantil na plataforma de jogos online Roblox, buscando analisar a presença das organizações e das marcas neste ambiente do metaverso por meio do estudo de casos. Caracterizado, portanto, como pesquisa exploratória intencional por observação direta no Roblox, baseando-se em ambientes virtuais que contivessem ações e consumos de marcas dirigidos às crianças, registrando as proposições das interações programadas entre as marcas e os usuários infantis por meio das affordances projetadas no ambiente. Verificamos que Roblox se destaca por seu foco em conteúdo e criatividade gerados pelo usuário, seu ecossistema social e seu modelo de negócios inovador que o tornaram uma das plataformas de jogos mais populares do mundo. Os resultados validam a necessidade de novas análises por meio dos estudos das mediações e das interações.Downloads
Publicado
2023-09-23
Como Citar
Meira, K., & Trindade, E. (2023). Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.6141990
Edição
Seção
Artigos