Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil

Autores

  • Karla Meira
  • Eneus Trindade

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.6141990

Palavras-chave:

Consumo infantil, marcas, organizações, Roblox, plataformas

Resumo

O trabalho discute a presença das marcas na cultura do consumo infantil na plataforma de jogos online Roblox, buscando analisar a presença das organizações e das marcas neste ambiente do metaverso por meio do estudo de casos. Caracterizado, portanto, como pesquisa exploratória intencional por observação direta no Roblox, baseando-se em ambientes virtuais que contivessem ações e consumos de marcas dirigidos às crianças, registrando as proposições das interações programadas entre as marcas e os usuários infantis por meio das affordances projetadas no ambiente. Verificamos que Roblox se destaca por seu foco em conteúdo e criatividade gerados pelo usuário, seu ecossistema social e seu modelo de negócios inovador que o tornaram uma das plataformas de jogos mais populares do mundo. Os resultados validam a necessidade de novas análises por meio dos estudos das mediações e das interações.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Meira, K., & Trindade, E. (2023). Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.6141990