Jogos Simbólicos em Anúncio de Leite em Pó nos Anos 60/70: O Caso do Leite Ninho©

Autores

  • Maria Carvalho
  • Eneus Trindade

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.4606661

Palavras-chave:

Publicidade, Insegurança Alimentar, Leite em pó

Resumo

As práticas comunicacionais da publicidade exploram condutas e sentidos amplamente reconhecidos que não criam dificuldades a interpretações e assimilação de valores. Considerando o Brasil um dos países com maior consumo domiciliar de leite em pó, e que tem altos índices de Insegurança Alimentar, buscamos compreender princípios de organização no jogo simbólico de anúncios de leite em pó. Partindo de uma análise golobal de discursos de dois anúncios da marca Ninho no contexto anos 60/70, foram discutidas duas categorias: os cuidados no crescimento infantil e a distinção'melhor' atribuída ao leite em pó. Os significados e valores nas territorialidades habitadas comunicacionalmente distorciam o sentido de alimentação saudável, com uma comunicação organizacional da marca dirigida às populações massivas, o que, diante dos altos índices de desigualdade social, aconteciam desvinculadas de princípios de Segurança Alimentar.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

Carvalho, M., & Trindade, E. (2023). Jogos Simbólicos em Anúncio de Leite em Pó nos Anos 60/70: O Caso do Leite Ninho© . VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.4606661