Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG).
DOI:
https://doi.org/10.55592/524.2023.3961555Palavras-chave:
Mercado Novo, Territorialidade, Ocupação, Discursos, Vida Social OrganizadaResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão analítica introdutória acerca do Mercado Novo de Belo Horizonte (MG). O espaço foi por muitos anos abandonado e atualmente é lugar de diversidade de negócios (bens de consumo, artesanato, cultura) e ponto da boemia da cidade. Orientada por um enfoque comunicacional, esta pesquisa sugestiona de que maneira o documento “Estatuto de Ocupação (V.1)” exprimiu diretrizes discursivas que nortearam a (re)significação do espaço, a partir de um movimento socialmente organizado ancorando-se, ainda, nas relações de territorialidade e ocupação. Para tanto, acionam-se os conceitos de vida social organizada de acordo com Saraiva (2021); as percepções de espaço e território em Saraiva, Carrieri e Souza (2014) discursos e suas funções de Fairclough (2001).Downloads
Publicado
2023-09-23
Como Citar
Vouguinha, M. (2023). Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG) . VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.3961555
Edição
Seção
Artigos