Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG).

Autores

  • Marcela Vouguinha

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.3961555

Palavras-chave:

Mercado Novo, Territorialidade, Ocupação, Discursos, Vida Social Organizada

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão analítica introdutória acerca do Mercado Novo de Belo Horizonte (MG). O espaço foi por muitos anos abandonado e atualmente é lugar de diversidade de negócios (bens de consumo, artesanato, cultura) e ponto da boemia da cidade. Orientada por um enfoque comunicacional, esta pesquisa sugestiona de que maneira o documento “Estatuto de Ocupação (V.1)” exprimiu diretrizes discursivas que nortearam a (re)significação do espaço, a partir de um movimento socialmente organizado ancorando-se, ainda, nas relações de territorialidade e ocupação. Para tanto, acionam-se os conceitos de vida social organizada de acordo com Saraiva (2021); as percepções de espaço e território em Saraiva, Carrieri e Souza (2014) discursos e suas funções de Fairclough (2001).

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Vouguinha, M. (2023). Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG) . Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.3961555