Disputa pela atenção: a estratégia dos cortes e da distribuição despersonalizada como técnicas de fluência algorítmica para construção de visibilidade

Autores

  • Nathália Sanches
  • Carolina Frazon Terra

Palavras-chave:

economia da atenção, plataformização, fluência algorítmica

Resumo

Este trabalho analisa como a “fluência algorítmica” se tornou um elemento essencial para a construção da visibilidade digital no ambiente de comunicação plataformizado. A partir da lógica e das estratégias utilizadas por influenciadores, celebridades e personalidades digitais como Pablo Marçal e perfis que integram a Banca Digital, investiga-se o impacto dos cortes e dos perfis despersonalizados na maximização do engajamento e na disseminação de conteúdos. Baseando-se nos conceitos de midiatização e plataformização (Van Dijck, 2013; Hepp, 2014), bem como na lógica da economia da atenção (Han, 2022; Lindstrom, 2010), a pesquisa discute a manipulação estratégica dos algoritmos (Terra, 2024) e seus impactos em visibilidade.

Downloads

Publicado

2025-08-21