Telenovela e Regionalidade: Relações de identificação do público com “Mar do Sertão”
Palavras-chave:
Telenovelas, Representação, Identificação, Nordeste, PúblicosResumo
A telenovela “Mar do Sertão” (2022) leva o Nordeste no nome e na sua identidade enquanto produto. Por meio de um estudo de recepção, este trabalho investiga as relações de identificação entre o público e as representações da região nordestina na obra. Com base nos Estudos Culturais e nos Estudos de Recepção, questionário e entrevista foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados revelam que os telespectadores nordestinos sentiram suas identidades representadas, além de perceberem a retratação como positiva e respeitosa. Os participantes que não nasceram no Nordeste relacionam a representação da telenovela com características negativas sobre a região: seca, fome, sofrimento. Percebe-se uma necessidade de maior veiculação de narrativas sobre a região que sejam contadas por nordestinos, em busca de uma maior diversidade no desenvolvimento de obras que buscam retratar o Nordeste.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Espaço Graduação