Telenovela e Regionalidade: Relações de identificação do público com “Mar do Sertão”

Autores

  • Mariana Basso Apolinário
  • Valquíria Michela John

Palavras-chave:

Telenovelas, Representação, Identificação, Nordeste, Públicos

Resumo

A telenovela “Mar do Sertão” (2022) leva o Nordeste no nome e na sua identidade enquanto produto. Por meio de um estudo de recepção, este trabalho investiga as relações de identificação entre o público e as representações da região nordestina na obra. Com base nos Estudos Culturais e nos Estudos de Recepção, questionário e entrevista foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados revelam que os telespectadores nordestinos sentiram suas identidades representadas, além de perceberem a retratação como positiva e respeitosa. Os participantes que não nasceram no Nordeste relacionam a representação da telenovela com características negativas sobre a região: seca, fome, sofrimento. Percebe-se uma necessidade de maior veiculação de narrativas sobre a região que sejam contadas por nordestinos, em busca de uma maior diversidade no desenvolvimento de obras que buscam retratar o Nordeste.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Espaço Graduação