Case Lageamb UFPR e Fundação Grupo Boticário: protocolo metodológico para comunicação estratégica de participação social em unidades de conservação
Palavras-chave:
comunicação pública, participação social, mudança climática, redução de riscoResumo
O objetivo deste texto é discorrer sobre a aplicação teórico-metodológica dos Fatores de Identificação (BRAGA; SILVA; MAFRA, 2013) na construção de planos de comunicação estratégica para projetos que demandam participação social. Para tanto, o recorte empírico se concentra em uma das iniciativas do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb/UFPR), realizada em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com vistas ao desenvolvimento de planos de adaptação climática para as reservas naturais Salto Morato (PR) e Serra do Tombador (GO). O estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada e permeia a comunicação pública e o papel da universidade neste contexto. O resultado é a proposição de um protocolo metodológico para planos de comunicação com foco em projetos que envolvem causas inerentes à sociedade de risco e com base na perspectiva cidadã.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas