A Pesquisa Eleitoral como Metodologia Formativa, Participativa e Sistêmica para a Transformação no Ensino Extensionista1
Palavras-chave:
Pesquisa eleitoral; extensão e ensino de relações públicasResumo
O período eleitoral é um desafio para as universidades, que devem promover o diálogo em meio à polarização e desinformação. As instituições precisam reafirmar seu papel como espaços de pluralidade, incentivando a convivência e o respeito à diversidade de opiniões. A pesquisa de opinião realizada pelo curso de Relações Públicas da Unesp, analisada neste trabalho, visou entender os meios de informação utilizados pela população de Bauru nas eleições de 2024, socializando os dados via debates televisivos. Esta ação foi conduzida por docentes e membros da Empresa Júnior de Relações Públicas em parceria com a TV Unesp, num processo que buscou democratizar o acesso à informação e minimizar a desinformação, além de fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade. Essa experiência educativa promoveu um aprendizado significativo, permitindo que educadores e alunos construíssem conhecimento juntos, contribuindo para uma cidadania ativa.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas