Astroturfing sob a perspectiva crítica das Relações Públicas: uma análise da campanha Quero Escolher da Philip Morris

Autores

  • Guilherme Santos da Silva
  • Fiorenza Zandonade Carnielli

Palavras-chave:

comunicação pública; astroturfing; Relações Públicas Críticas, Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), Philip Morris.

Resumo

Este estudo investiga, sob a ótica do astroturfing, as estratégias comunicacionais empregadas pela Philip Morris na campanha Quero Escolher para influenciar o debate público sobre a regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica, documental e de conteúdo para examinar as táticas de interferência e o caráter dissimulado da campanha. Por fim, fundamentado nos conceitos de Comunicação Pública, Relações Públicas Críticas e astroturfing, o estudo conclui que, embora a empresa não oculte integralmente sua autoria na campanha, a minimiza estrategicamente para promover seus interesses privados em detrimento do interesse público, comprometendo a qualidade do debate democrático.

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Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Espaço Graduação