Astroturfing sob a perspectiva crítica das Relações Públicas: uma análise da campanha Quero Escolher da Philip Morris
Palavras-chave:
comunicação pública; astroturfing; Relações Públicas Críticas, Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), Philip Morris.Resumo
Este estudo investiga, sob a ótica do astroturfing, as estratégias comunicacionais empregadas pela Philip Morris na campanha Quero Escolher para influenciar o debate público sobre a regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica, documental e de conteúdo para examinar as táticas de interferência e o caráter dissimulado da campanha. Por fim, fundamentado nos conceitos de Comunicação Pública, Relações Públicas Críticas e astroturfing, o estudo conclui que, embora a empresa não oculte integralmente sua autoria na campanha, a minimiza estrategicamente para promover seus interesses privados em detrimento do interesse público, comprometendo a qualidade do debate democrático.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Espaço Graduação