Da periferia ao mainstream: um estudo sobre a apropriação dos sentidos do streetwear periférico na colaboração entre Tasha e Tracie e Adidas Brasil

Autores

  • Laísa Pigozzo da Silva
  • Bruno Garcia Vinhola

Palavras-chave:

Streetwear periférico, Comunicação organizacional, Midiatização, Apropriação, Moda

Resumo

Este estudo investiga como a Adidas Brasil se apropria da temática do streetwear periférico ao investir em produções midiáticas com as rappers Tasha amp; Tracie no Instagram. Para identificar e comparar os sentidos ofertados pelas rappers e pela marca em seus conteúdos, recorremos aos aportes da comunicação organizacional, midiatização, cultura e moda, bem como à análise de conteúdo temática como procedimento metodológico. Os achados indicam que a parceria amplia a visibilidade da cultura periférica, mas também transforma e padroniza seus significados, evidenciando a tensão entre autenticidade cultural e interesses comerciais.

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Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Espaço Graduação