Comunicação Organizacional e Educação Midiática em Contextos de Vulnerabilidades Multidimensionais: Regionalidades e Políticas do Tempo na Fundação Menino Jesus em Ponte Nova - MG
Palavras-chave:
comunicação organizacional; regionalidades; educação midiática.Resumo
Este texto busca compreender como organizações de assistência a infâncias e adolescências, que desenvolvem ações de educação midiática em contextos de vulnerabilidades multidimensionais, forçam a construção comunicacional de políticas de tempo a partir de regionalidades, ampliando possibilidades à existência de sujeitos, então recusados a acessar o tempo presente. Para isso, investiga os contextos comunicacionais da Fundação Menino Jesus, localizada no município de Ponte Nova, em Minas Gerais. Como metodologia, o texto propõe a análise de materialidades da comunicação (Gumbrecht, 2010) da Fundação. Como resultados iniciais, a pesquisa tem revelado que ações de educação midiática, pautadas por regionalidades, podem estimular a reivindicação de existências no presente, gesto este que, em contextos de midiatização intensificada, tende a colaborar com a redução de desigualdades sociais.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas