Affinity Groups e Employee Resource Groups: diversidades constitutivas/constituídas da/pela comunicação organizacional
Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Diversidades, Grupos de afinidade , Relações de PoderResumo
O trabalho tem o objetivo problematizar teoricamente os grupos de afinidade no contexto das organizações, em perspectiva das diversidades e da comunicação organizacional. Em consideração a isso, com base na revisão de literatura nacional e internacional, estruturamos a reflexão do seguinte modo: 1) abordamos o que são e como atuam os grupos de afinidade; 2) com base em pressupostos das diversidades e diferenças, pensamos os grupos no contexto organizacional; e, 3) a partir do conceito de comunicação organizacional, avançamos no sentido de refletir sobre a comunicação não apenas como processo de atuação dos grupos de afinidade, mas também condição de sua existência na organização. Por fim, ponderamos que limitações e potencialidades dos ativismos dos grupos de afinidade nas organizações estão vinculadas às possibilidades de se exercer pelos processos comunicacionais.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas