PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE INOVAÇÃO EM AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO: estudo de casos no mercado de São Luís
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional; Inovação; Agências de Comunicação; estudo de casos.Resumo
O presente projeto de pesquisa visa identificar se as agências de comunicação, que atuam em São Luís, capital do Maranhão, desenvolvem atividades capazes de caracterizá-las como inovadoras. A partir do conceito de inovação (Schumpeter, 1997) à luz da perspectiva do desenvolvimento econômico e das classificações de inovação contidas no Manual de Oslo (2005), adequa-se a pesquisa ao campo da Comunicação e Informação (Rossetti, 2013), priorizando o fenômeno tecnológico. Nesse sentido, escolhe-se o estudo de casos (Gil, 2009; Godoy, 2010; Yin, 2014), adotando a abordagem pelo sujeito (Manual de Oslo, 2005), entendendo as agências de comunicação como sujeito, ou seja, a população-alvo da pesquisa. Pretende-se, com o resultado da pesquisa, caracterizar as agências de Comunicação como inovadoras, parcialmente inovadoras ou tradicionais, divulgando os resultados em um site que será produzido pela equipe.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas