Associações atléticas acadêmicas e relações públicas: uma perspectiva da formação acadêmico-profissional

Autores

  • Carla Rosário

Palavras-chave:

Associações Atléticas Acadêmicas, Relações Públicas, competências, formação acadêmico-profissional, cultura universitária

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possíveis contribuições das Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) na formação acadêmico-profissional de discentes de graduação em Relações Públicas. Para isso, buscou-se descrever as AAAs através de pesquisa documental e bibliográfica (Malagutti; Rojo; Starepravo, 2020; Fagundes; Prado; Felix, 2022), e relacioná-las à proposta pedagógica do curso de Relações Públicas (Ferrari, 2016; Martins, 2019, 2020, 2021). Então, realizou-se uma análise qualitativa dos aspectos interseccionais identificados, a fim de explorar possíveis oportunidades de desenvolvimento de competências estabelecidas nas Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Relações Públicas (Brasil, 2013). Os resultados iniciais indicam que as atléticas universitárias apresentam grande potencial de contribuição para formação do discente, desde que este desenvolva autonomia para aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Espaço Graduação