METÁFORAS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: uma proposta metodológica para identificação de valores
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional; Metáforas; Valores SociaisResumo
Este estudo propõe uma metodologia para identificar metáforas nas comunicações organizacionais, visando desvendar valores sociais além dos discursos declarados. Fundamentado na teoria das metáforas conceituais de Lakoff e Johnson, que as compreendem como estruturas cognitivas, e na perspectiva praxiológica de Quéré, que entende a comunicação como ação constitutiva da realidade, o método articula três etapas: seleção de organizações de relevância socioeconômica, coleta de materiais comunicacionais (relatórios, campanhas) e análise interpretativa das metáforas em orientação. Os possíveis resultados demonstram como metáforas naturalizam valores hegemônicos, revelando o papel das organizações na (re)produção de normas sociais. Conclui-se que a análise metafórica oferece um instrumental crítico para decifrar projetos de mundo nas comunicações organizacionais, contribuindo para estudos que interrogam o ethos organizacional na contemporaneidade.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas