Riscos e ações transformadoras na formação laboratorial: desenvolvimento de produções e ferramentas de microlearning no projeto “Facom em Pauta"
Palavras-chave:
Incertezas, complexidade; microlearning; ferramentas de comunicação; formação.Resumo
Inspirado nas teses sobre aleatoriedade e incertezas de Taleb (2018) e na complexidade e transdisciplinaridade de Morin (2011) e Freire (2024), este texto tem como elemento motivador para as reflexões aqui contidas, a ideia do microlearning aplicada a um projeto na Faculdade de Comunicação da UFJF/MG. De acordo com Saccol; Schiemmer; Barbosa (2010) e Garcia (2024), é um tipo de abordagem de ensino que apresenta, entre outras possibilidades, doses de informação – textual e imagética - em um espaço curto de tempo a fim de construir aos poucos um conhecimento mais amplo sobre determinado assunto. Por serem conteúdos mais compactos, tornam-se mais acessíveis, o que permite mais agilidade no compartilhamento, pelas mais variadas ferramentas de comunicação na atualidade e com foco na área digital.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas