THE RANKING E REPUTAÇÃO: fazer científico e educacional e/ou imagem e discursos corporativos?
Palavras-chave:
Rankings Educacionais, Reputação, Relações PúblicasResumo
Os rankings educacionais são produtos de uma cultura acadêmica contemporânea fortemente influenciada pelo neoliberalismo e pelos imperativos do capital. Nesse contexto, a imagem corporativa e a reputação institucional assumem um papel central, muitas vezes sobrepondo-se à qualidade do ensino e à produção acadêmica. No entanto, ao analisar os discursos que sustentam esses rankings e seus impactos, raramente se menciona que sua participação é condicionada a investimentos financeiros das próprias instituições, que esses sistemas são estruturados por lógicas mercadológicas do Norte Global e que são promovidos pelos próprios organizadores como ferramentas estratégicas de gestão de recursos e de comunicação institucional. Diante desse cenário, este estudo propõe uma análise crítica da comunicação empregada pela indústria dos rankings educacionais, explorando os mecanismos discursivos mobilizados em seus textos institucionais. Para tanto, realiza-se uma investigação detalhada da retórica presente no Times Higher Education (THE) Ranking, visando compreender como essas narrativas reforçam uma lógica de competitividade, visibilidade e capital reputacional no ensino superior global.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas