Risco e crise no contexto da comunicação organizacional: o papel do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) no Brasil

Autores

  • Jones Machado

Palavras-chave:

comunicação; crise; observatório; organizações; risco.

Resumo

No contexto da sociedade de risco (BECK, 2002), múltiplas questões com potencial gerador de crises emergem, evidenciando a importância da comunicação na prevenção e na gestão de riscos e crises. Em face disso, a sociedade demanda da academia e do mercado pesquisas e práticas comunicacionais que deem conta da complexidade do cenário atual. Nesta perspectiva, surge o Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) no Brasil, projeto da UFSM em parceria com a USP, UFRGS, Fiocruz e PUCRS. Entre os objetivos do OBCC estão: mapear e sistematizar o conhecimento sobre o tema na área da Comunicação; monitorar e analisar situações críticas no contexto das organizações; assim como fomentar a criação e o fortalecimento da cultura da prevenção e da gestão; além de dar visibilidade para a área de estudos de RP e CO, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas sobre risco e crise.

Downloads

Publicado

2025-08-21