Inteligência artificial generativa na comunicação persuasiva digital: potencialidades e limites
Palavras-chave:
inteligência artificial; influenciadores digitais; marcas; organizações.Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares da pesquisa que visa identificar as potencialidade e limites das novas ferramentas de inteligência artificial generativa que podem ser empregadas no âmbito da comunicação organizacional persuasiva. Para tanto, articulam-se conceitos relacionados com a comunicação das marcas nas redes sociais e o marketing de conteúdo, em paralelo com a reflexão crítica proposta por Zuboff (2021) e O,Neil (2020). A coleta de dados desta primeira etapa se deu em sala de aula, a partir de tarefas práticas propostas para alunos de graduação. Os resultados inicialmente obtidos apontam a potencialidade destas ferramentas de criar conteúdo sem a necessidade de intervenção posterior de humanos, o que tensiona o debate no que diz respeito à responsabilização das marcas anunciantes neste processo.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas