Consumidores e cidadãos: o fenômeno #Sephorakids e invisibilização de direitos na comunicação de organizações com crianças e adolescentes
Palavras-chave:
Crianças e adolescentes; #Sephorakids; Comunicação; Organizações; Direitos.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias de comunicação de empresas do segmento de cosméticos na relação de consumo com a geração Alpha e Z e a responsabilidade das organizações na garantia dos direitos desse público. Desta forma, observa-se essa questão a partir do fenômeno #sephorakids, termo que chamou a atenção em 2024 com vídeos de meninas entre 8 e 12 anos de idade consumindo produtos de beleza em lojas da rede internacional Sephora e que, um ano depois, se tornou a identificação de uma comunidade, bem como um alerta para como as crianças e adolescentes estão expostas no ambiente digital e a insegurança da garantia dos seus direitos. Neste contexto, problematiza-se o papel das empresas em observar de forma responsável, ética, transparente e educativa a sua comunicação para crianças e adolescentes.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas