ARQUITETÔNICA DA COMPLEXIDADE Estudo sobre a problemática do cancelamento de enunciados organizacionais
Palavras-chave:
organização; cancelamento; discurso; comunicação; enunciado.Resumo
Este trabalho representa a exploração dos resultados de um estudo, em nível de pós-doutorado, em que se propôs refletir sobre o cancelamento de enunciados organizacionais, mais especificamente a análise de alguns anúncios publicitários que circularam no período que compreende o ano de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Contextualiza a emergência da cultura do cancelamento na cena contemporânea, à luz de reflexões do campo da Psicologia Social, notadamente no pensamento de Aronson (2023), Ronson (2016), Tarde (2005, Fischer (2023), Marmion (2021) e do que já foi exposto sobre essa problemática por Lackso (2023) e ROCHA (2021), enfatizando aspectos da humilhação pública como ação punitiva de julgamentos públicos e do “tribunal da Internet”. Nesse sentido, dialoga com ideias foucaultianas. Em seguida, foca na problemática do cancelamento no contexto das organizações, no âmbito de suas práticas de comunicação. Tensiona o conceito de discurso a partir das reflexões de Baldissera (2017, 2011, 2010 e 2009). Explana o conceito de forma arquitetônica presente no pensamento de Bakhtin (2010, 2007, 2005, 2003 e 1998). Trabalha com noções de responsividade e reversibilidade. Formula, apresenta e descreve a categoria conceitual do cancelamento pelo avesso, fazendo um contraponto como a modalidade do cancelamento pela frente. Discorre sobre possíveis ocorrências interconectadas à linguagem e à comunicação, mobilizando pressupostos teóricos presentes em Orlandi (2003, 1996a, 1996b e 1993) e nas obras bakhtinianas já mencionadas, alargando questões referente à linguagem em uso com quatro problemas intercorrentes: incompletude, incerteza, uso do material de segunda mão e conteúdo não adâmico. Como hipótese de trabalho, essas ocorrências criam o(s) efeito(s) de sentido que resulta(m) na forma arquitetônica cancelável. Propõe um dispositivo de análise para emprestar mais nitidez a respeito de como o cancelamento se instaura no seio da comunicação organizacional. Ao final, expõe-se resultados de quatro exercícios analíticos. Entre os resultados alcançados, a impressão que fica das análises do material de pesquisa disponível e ao qual se teve acesso é que a capilaridade da cultura do cancelamento chega até as organizações pelo discurso e, para cancelar um enunciado organizacional, a perspectiva pela qual se olha essa produção discursiva, passa a ser determinante. Os enunciados não se cancelam a si mesmos, mas de uma certa perspectiva, de um certa posição exotópica onde se desfruta de um excedente de visão. Assim, a perspectiva da análise de discurso tornou-se fértil para se observar esse fenômeno que envolve linguagem e comunicação, em se tratando de uma análise que procurou ver a relação do cancelamento com a exterioridade.Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Sessões Temáticas