Inteligência Artificial e Ativismo Digital: oportunidades e desafios na gestão de reputação organizacional

Autores

  • Roberta Martins Ambrósio
  • Raquel Lobão Evangelista

Palavras-chave:

inteligência artificial; ativismo digital; gestão de crises; reputação organizacional.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem impactado a comunicação organizacional e o ativismodigital, transformando a gestão de crises e a reputação institucional. Este artigo examinacomo a IA é usada para fortalecer narrativas ativistas, influenciar políticas empresariaise ampliar vozes subalternizadas em campanhas como #BlackLivesMatter,#VidasNegrasImportam e #StopHateForProfit. A análise considera benefícios e desafioséticos, como vieses algorítmicos, transparência e governança digital, enfatizando anecessidade de equilibrar automação e humanização na gestão da reputaçãoorganizacional. aborda os conceitos centrais de IA no contexto das Relações Públicas edo ativismo digital, considerando autores como Manuel Castells (2013), Shoshana Zuboff(2019) e van Dijck (2018).

Downloads

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Espaço Graduação