Linda de morrer: Impactos e controvérsias na publicidade de medicamentos

Autores

  • Júlia Oliveira de Sousa
  • Leticia Cantarela Matheus

Palavras-chave:

Padrões estéticos; Sociedade; Publicidade; Consumo; Saúde mental.

Resumo

Este artigo examina as diferenças de estratégias publicitárias de medicamentos, entre uma década e outra, de 2010 e 2020, como o Victozia e o Ozempic, que prometem atender rapidamente aos padrões estéticos impostos pela sociedade, com foco especial no público feminino. A pesquisa busca compreender quem atualmente conduz essas campanhas, considerando que, sobretudo nas redes sociais, é cada vez menos comum que agências de publicidade ou as próprias empresas realizem essa promoção de forma massificada. Além disso investiga-se o perfil do público impactado por essas estratégias, bem como os efeitos dessa abordagem tanto no desempenho financeiro das empresas quanto na saúde mental dos consumidores inseridos na indústria de embelezamento.

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Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Espaço Graduação