Comissão Própria de Avaliação na perspectiva de um espaço de ouvidoria (re) significada

Autores

  • Luciana Buksztejn Gomes
  • Nicole Almeida Flores

Palavras-chave:

comunicação organizacional; avaliação institucional; instituições de ensino superior; ouvidoria.

Resumo

As instituições de Ensino Superior possuem um modelo tradicional de ouvidoria  institucional, espaço conhecido para ouvir a opinião de alunos, profissionais e demais públicos de interesse. Esse ambiente tradicional tem sido estudado e (re) discutido a partir da ampliação dos espaços que permitem ouvir e dialogar com os públicos, o que pode ser compreendido na perspectiva de ouvidorias (re) significadas (Scroferneker, 2010). A partir disso, propomos, nesse estudo, um olhar voltado para a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no sentido de redimensionar a relevância desse espaço, a fim de contribuir para a tomada de decisão institucional mais assertiva, bem como, mitigar eventos críticos.

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Publicado

2025-08-22