Interação e relevância nas ouvidorias universitárias: Ouvidorias Virtuais Tradicionais x Ouvidorias Virtuais (Re)significadas

Autores

  • Manuela Celia Luz
  • Brenda Padilha Andrade
  • Manuela Gil Bento
  • Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Palavras-chave:

Ouvidoria Virtual Tradicional, Ouvidoria Virtual (Re)significada, Ambiências digitais, Universidades, Diálogo

Resumo

Com o avanço tecnológico, as ouvidorias virtuais tradicionais expandiram-se para as redes sociais, ressignificando esses espaços. O estudo investiga a relevância das ouvidorias tradicionais e ressignificadas para as Universidades e seus públicos de interesse. Para tal, foram analisadas as 7 melhores universidades brasileiras de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) e o Ranking do Ministério da Educação de 2023, por meio de uma pesquisa exploratória (Gil, 2008), desenvolvida mediante técnicas de levantamento bibliográfico e documental e estratégia de estudo de caso (Yin, 2001). Os resultados indicam que as ouvidorias tradicionais garantem respostas estruturadas mesmo que receba manifestações em menor número, enquanto as ressignificadas (Facebook, Instagram, entre outros), que possuem maior relevância para os públicos nesse momento, são subaproveitadas pelas IES.

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Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Espaço Graduação