Atuação da comunicação pública do governo do Rio Grande do Sul durante a crise das enchentes de 2024
Palavras-chave:
Comunicação pública; gestão de crises; enchentes no Rio Grande do Sul; redes sociais.Resumo
O Rio Grande do Sul foi amplamente afetado pelas chuvas durante os meses de abril e maio de 2024, resultando em impactos significativos para a população e a infraestrutura local. Durante as enchentes, o principal canal de comunicação utilizado foi uma combinação de redes sociais e tecnologias da informação. O caso evidenciou a relevância da comunicação pública para a gestão de crises. Estima-se que mais de 615 mil pessoas tenham sido deslocadas, tornando a comunicação governamental essencial para a disseminação de informações. Este estudo teve como objetivos analisar as comunicações e os principais canais de comunicação utilizados pelo governo do estado durante as enchentes, além de identificar oportunidades de aprimoramento para futuras situações de crise. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura somada à análise do uso dos canais de comunicação oficiais.Downloads
Publicado
2025-08-22
Edição
Seção
Sessões Temáticas