Betificação e brandificação do consumo de futebol brasileiro

Autores

  • Guilherme Assen Soares de Moraes
  • Eric de Carvalho

Palavras-chave:

Homo ludens, Brandificação, Educação Midiática

Resumo

Em um cenário no qual todas as equipes da primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol, jornalistas, criadores de conteúdo e, até mesmo, as próprias competições são patrocinadas por empresas de apostas, este estudo apresenta, por meio do enredamento de leituras teóricas, uma análise da estratégia de brandificação (Beiguelman, 2016) adotada pelas organizações para capitalizar a audiência no entorno do esporte e direcioná-la para o consumo de apostas - processo de betificação do futebol brasileiro. O artigo também traz a perspectiva do Homo ludens (Huizinga, 2019) para compreender a aderência do comportamento do apostador naqueles que antes eram apenas espectadores/ torcedores. Por fim, sugere-se a Educação Midiática (Buckingham, 2019) como prevenção aos riscos da aproximação entre lazer, entretenimento, mídia e jogos de azar.

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Publicado

2025-08-01