A Valorização e o Consumo do Cinema Brasileiro na Percepção dos Jovens de Porto Alegre

Autores

  • Maria Luíza Herrmann Höfle
  • Giovanna Vieira Leal
  • Manuela Valgoi Sebastiany 
  • Rafaela Prezzotto Hass
  • Fabiane Sgorla

Palavras-chave:

cinema brasileiro, consumo, valorização, jovens

Resumo

Esta pesquisa tem como propósito analisar o consumo e a valorização do cinema brasileiro, na perspectiva de jovens entre 18 e 29 anos, residentes de Porto Alegre (RS), entre novembro e dezembro de 2024. Sendo assim, a análise tem como objetivos identificar os principais fatores que motivam esse público a frequentar o cinema para prestigiar o audiovisual nacional; entender os elementos que afetam o consumo ou a falta dele e mapear a percepção dos jovens quanto à qualidade e relevância das produções nacionais. Os resultados serão obtidos através de um questionário fechado com 14 questões. A amostra é de 384 respostas, com 95% de confiança e erro amostral de 5%, considerando que, segundo o censo de 2022 do IBGE, há 268.258 residentes de 18 a 29 anos em Porto Alegre.

 

Biografia do Autor

Maria Luíza Herrmann Höfle

 

 

 

Giovanna Vieira Leal

 

 

Rafaela Prezzotto Hass

 

 

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Espaço Graduação