Tragédia anunciada - as enchentes no RS sob a ótica da desinformação

Autores

  • Tiago Mainieri
  • Rafael Borges Marques

Palavras-chave:

desastres climaticos, desinformação, influenciadores digitais

Resumo

O presente artigo propõe analisar a narrativa desinformativa em torno do desastre climático no Rio Grande do Sul. As enchentes históricas que assolaram o Rio Grande do Sul são um triste marco em uma longa lista de indícios de mudanças climáticas globais. Diante deste cenário, eventos climáticos anormais e extremos também podem convergir com um problema sociotécnico (desinformação nas redes sociais) que cria resistência e oposição a iniciativas e novas práticas sociais para lidar com o problema.

Parte da narrativa desinformativa foi construída por influenciadores digitais alinhados à direita brasileira. Esses conteúdos desinformativos, compartilhados em várias plataformas de redes sociais, inundaram e desqualificaram o debate público com desinformação. Neste estudo, analisamos algumas das narrativas desinformativas que circularam durante a catástrofe.

Este trabalho analisa a disseminação de desinformação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em maio de 2024, no contexto da plataformização da comunicação. A partir do relatório do NetLab/UFRJ, investiga-se como influenciadores digitais e políticos utilizaram redes sociais para propagar narrativas enganosas sobre a tragédia, explorando seu impacto na esfera pública. Com base em referencial teórico sobre desinformação,negacionismo científico e teorias da conspiração, o estudo examina publicações do Instagram durante o período da enchente e em janeiro de 2025. Por meio da análise de estratégias de produção de conteúdo no Instagram, busca-se compreender os mecanismos de produção e circulação de conteúdo desinformativo.

Downloads

Publicado

2025-10-01