Bem-estar e marcas empregadoras: tentativas de análise pelas lentes do imaginário

Autores

  • Glória Rückert Jungkenn
  • Andressa Soares

Palavras-chave:

bem estar, marca emprendedora, imaginário

Resumo

O bem-estar é um conceito subjetivo e Seligman (2011) destaca fatores essenciais para isso: emoção positiva, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização, que contribuem para uma vida plena. A interação com os outros é fundamental para o cuidado e a empatia, assim como as experiências cotidianas e das percepções individuais, revelando o que oculto nas narrativas do imaginário (Maffesoli, 2020). No contexto organizacional, a comunicação e a construção de uma marca empregadora forte influenciam a experiência dos funcionários. Diante disso, temos como objetivo analisar a apropriação do bem-estar pelas marcas a partir das suas narrativas de marca institucional e marca empregadora. A análise do ranking Great Place to Work 2024, com foco na Unimed, destaca as narrativas da marca que busca o cuidado, mas também a legitimação de suas crenças e atração de talentos.

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Publicado

2025-10-01