DIGITALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POLÍTICA E PERSONALISMO ELEITORAL NO BRASIL: Análise da relação entre meios de informação e forma de escolha de candidatos nas eleições de 2024
Palavras-chave:
ambientes digitais, opinião públia, comportamento político, índice de personalização eleitoral, eleições municipais 2024Resumo
O artigo analisa a relação entre a digitalização da informação política e a personalização eleitoral no Brasil, com base nas eleições de 2024. A partir dos dados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Democracia Digital (INCT.DD), em setembro de 2024, o trabalho analisa se o acesso à informação através de plataformas sociodigitais influencia a escolha de candidatos de forma personalista, em detrimento dos partidos políticos. Para tanto, desenvolvemos dois conjuntos com três testes de regressão cada um para verificar a variação do índice de personalização de escolha eleitoral. Os resultados apontam que o uso intensivo dos meios digitais para informação política não aumenta o personalismo eleitoral, sendo que a variável que se mostrou com a maior capacidade explicativa para o personalismo eleitoral foi comportamental: quanto maior o interesse pela política, menos personalização na escolha de candidatos a prefeitos e a vereador.Downloads
Publicado
2025-05-31
Edição
Seção
Trabalhos