QUAIS SÃO AS PORTAS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO? Uma análise das políticas de ações afirmativas de gênero nos PPG em Comunicação do Brasil

Conteúdo do artigo principal

Milena Freire de Oliveira-Cruz
Camila Scarrone Osorio
Carolina Alegretti de Souza e Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as políticas de ações afirmativas que contemplem as dimensões de gênero entre os Programas de Pós-Graduação da Comunicação no Brasil. Examinamos 57 editais publicados no ano de 2024, sendo selecionados para a amostra 20, que incluíam reserva de vagas para pessoas trans e travestis e/ou que apresentavam políticas compensatórias de pontuação para candidatas mães. Para o debate, realizamos uma revisão de literatura sobre a implantação de ações afirmativas na educação superior no país, articulando com dados sobre legislações específicas a fim de compreender o funcionamento do sistema e suas lacunas. Por fim, refletimos acerca das vulnerabilidades pelas quais passam as populações estudadas e sistematizamos os principais problemas elencados: a falta de dados oficiais, a ausência de legislação específica e a importância das políticas de permanência para garantir a continuidade e o fortalecimento das carreiras acadêmicas destas pessoas.

Detalhes do artigo

Seção
Trabalhos