A RETÓRICA DA DIFERENÇA: outsiders e a estratégia do contraste na política
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Resumo
Com uma cultura de desconfiança na política, pessoas com carreiras consolidadas em outras profissões têm chegado ao topo da hierarquia política sem precisar passar por outros cargos. Nesse percurso, esses outsiders costumam fazer uso de um tipo de apelo que conceituamos como retórica da diferença — uma estratégia discursiva fundamentada no contraste entre as figuras do político e do “não-político”. Por meio do método de Análise de Discurso, analisamos discursos eleitorais de quatro candidatos à presidência eleitos entre 2015 e 2021 na América, a saber, Donald Trump (2016, EUA), Jimmy Morales (2015, Guatemala), Luis Abinader (República Dominicana, 2020) e Pedro Castillo (Peru, 2021), e evidenciamos como essa retórica se manifesta. Nesse processo, identificamos marcas linguísticas de quatro tipos de discurso que estabelecem um contraste entre as figuras do político e do “não-político”: discurso populista, discurso anti-establishment, discurso anticorrupção e discurso antipolítico.
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