Política de piedade e a violência contra a mulher na publicidade social

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ANA ELISA ANTUNES VIVIANI
Maria Ogécia Drigo

Resumo


Este artigo tem como objetivo explicitar o potencial da publicidade social sobre a violência contra a mulher para suscitar a denúncia. Para tanto, apresenta reflexões sobre a política de piedade, conforme Boltanski, e análises de duas peças publicitárias. As ideias de Boltanski permeiam as análises, que também se valem de estratégias advindas da semiótica peirceana. Entre os resultados, destaca-se que a publicidade social desempenha um papel fundamental na sensibilização do público ao apresentar vítimas de forma singularizada e ao utilizar na sua composição elementos que equilibram particularização e universalização do sofrimento. Enquanto a peça publicitária divulgada no Brasil enfatiza o papel do espectador como denunciante, a divulgada no Reino Unido reforça a necessidade de oferecer apoio às vítimas. A relevância desse artigo está na fundamentação teórica que permite elaborar estratégias para análise de produtos que tratam do sofrimento a distância.

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Trabalhos