QUEM É A MULHER NEGRA PARA A PUBLICIDADE BRASILEIRA: um estudo sobre representações e estereótipos em campanhas publicitárias
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Resumo
O artigo investiga a representação das mulheres negras na publicidade brasileira entre 2020 e 2022, analisando 1.041 conteúdos publicitários publicados na seção Campanhas da Semana, do portal Meio amp; Mensagem. A pesquisa utiliza metodologia mista, combinando pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), análise de conteúdo (Bardin, 2021) e análise temática (Nowell et al., 2017). Os resultados apontam avanços na inclusão de mulheres negras na publicidade, mas sua representatividade permanece restrita a estereótipos, como a hipersexualização e a subalternidade. Além disso, a presença negra está concentrada em setores específicos, como cosméticos e moda, enquanto outros segmentos mantêm um apagamento. O estudo conclui que, apesar do crescimento da presença da mulher negra na publicidade, essa inclusão ainda ocorre de forma superficial e reforça padrões preexistentes.
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