Mimese jornalística como estratégia comunicacional na publicidade nativa de saúde
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Resumo
Este artigo investiga a utilização de publicidade digital nativa para anúncios de saúde no contexto da mudança na relação entre anunciantes e veículos de comunicação, em que infraestruturas programáticas criam incentivos econômicos para a monetização de desinformação. Busca-se identificar como esses anúncios utilizam recursos do jornalismo para imitá-lo (mimese jornalística). Para isso, a pesquisa analisou os produtos e doenças promovidas nesses anúncios, assim como os recursos jornalísticos para simular autoridade. Como principais resultados, destaca-se que compostos e soluções naturais são os produtos mais anunciados. As questões de saúde mais frequentes foram beleza e/ou estética, emagrecimento, próstata e saúde do homem e dores. Em 70% dos anúncios há a presença de estilo jornalístico, dos quais 71% fazem referência à pesquisa científica, 67% utilizam depoimentos de usuários, 54% de médicos e/ou profissionais de saúde e especialistas (45%).
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Trabalhos