EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E PODER DE VOZ DE JOVENS: narrativas, desafios e potencialidades
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Resumo
Construído a partir da escuta de jovens para o enfrentamento da emergência climática em Curitiba (PR, Brasil), este artigo apresenta resultados da pesquisa-ação participativa “Comunicação e educação ambiental sobre emergência climática: sensibilização a partir do protagonismo jovem” (2023-2024). O estudo analisa entrevistas grupais realizadas com 18 estudantes do Ensino Médio (de 14 a 21 anos), em dois colégios de áreas vulneráveis. Buscamos compreender o poder de voz da juventude à luz da justiça climática. Três etapas de análise narrativa (acontecimento, organização e conflito), conforme Motta (2013), foram aplicadas em quatro rodadas de grupo focal. Os resultados apontam perspectivas e limitações de participação social para o exercício de protagonismo jovem nos temas de meio ambiente, direitos humanos e cidadania. As discussões sinalizam a necessidade de comunicação com foco educativo, crítico e criativo.
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Trabalhos