CINEMA-MUNDO: coleções, lugares, viagens

Autores

  • Angela Prysthon
  • Bruno Mesquita Malta de Alencar
  • Lucca Nicoleli Adrião

Palavras-chave:

Cinema-mundo, coleção, imaginação geográfica, estética

Resumo

O cinema, como coleção, vai além do registro da realidade, reorganizando-a e instaurando novas formas de percepção do espaço, da história e da estética. Inspirado em Walter Benjamin e Jorge Luis Borges, este artigo vincula a noção de cinema-mundo à ideia de arquivo e coleção, explorando seu papel na construção de geografias visuais e na reinvenção do real. O primeiro eixo examina o cinema como compêndio geográfico, destacando o projeto Arquivos do Planeta, de Albert Kahn. O segundo eixo analisa o cinema documental e antropológico em Cecilia Mangini, Luigi Di Gianni e Vittorio De Seta. O terceiro eixo investiga o cinema experimental em Die Parallelstraße (1963), de Ferdinand Khittl, aproximando-o da literatura borgesiana e da lógica combinatória de A Biblioteca de Babel. O cinema, ao colecionar e reordenar fragmentos, propõe um novo mapa do visível e do sensível.

Downloads

Publicado

2025-05-31