COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ELEIÇÕES: o acontecimento das Enchentes de 2024 e sua tematização no HGPE de Porto Alegre

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Fiorenza Zandonade Carnielli
Sara Alves Feitosa
Janaína Gomes

Resumo


O estudo investiga as estratégias de disputa em torno do acontecimento público das Enchentes de Maio de 2024 no Rio Grande do Sul na eleição municipal de Porto Alegre. A partir do referencial da Comunicação Pública, analisam-se as relações político-comunicacionais entre atores políticos e a sociedade, problematizando as estratégias de (in)visibilidade, a construção da imagem pública e o uso do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para fortalecer posições diante da crise. São analisados 114 programas de propaganda na TV das candidaturas de Juliana Brizola, Maria do Rosário e Sebastião Melo, considerando a relação entre visibilidade, persuasão e disputa política no contexto de tragédia ambiental. Os dados evidenciam que as campanhas reduziram o espaço do tema enchentes do 1º para o 2º turno, não apresentaram propostas para evitar a recorrência de desastres semelhantes, nem estabeleceram conexões do acontecimento com as mudanças climáticas.

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Trabalhos