Educação, violência e interseccionalidades: um estudo interdisciplinar para a análise de dados do IBGE, Inep e Ipea, em 2019

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Amanda Maria de Sobral Gomes
Talita Vasconcelos Brandão
Marcus Vinicius Moraes Oliveira

Resumo


O artigo realiza uma análise com a perspectiva interseccional para observar a correlação entre violência e educação. A fundamentação teórica possui a definição dos termos interseccionalidade, dispositivo de racialidade, biopoder, biopolítica, necropolítica e epistemicídio. No mais, é feita uma breve contextualização da educação no Brasil, focando na população negra. A metodologia consiste na análise de dados disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019. Como resultados, observamos que a violência impacta a educação pois, nos estados com maiores índices de violência, a taxa de estudantes atrasados é alta. Esses estados possuem maior população negra. Assim, os dados revelam que o racismo se renova, continuando a inscrever pessoas negras sobre o signo da morte.

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Trabalhos